O que é Esteatose hepática?
A esteatose hepática é o acúmulo de gordura nas células do fígado, chamada também de doença gordurosa. Sem tratamento, a doença provoca uma inflamação e pode levar à cirrose hepática, com uma perda funcional do fígado. Atualmente, ela é considerada uma síndrome metabólica, com grande crescimento e novos casos relatados na população mundial.
Quando o acúmulo de gordura no fígado é prolongado, os riscos de lesões hepáticas são maiores, uma vez que as células inflamam e causam danos hepáticos. A este quadro, pela presence de inflamação, dá-se o nome de esteatohepatite, que trata-se de uma condição bem mais preocupante, uma vez que, aproximadamente 20% dos doentes podem evoluir para uma condição de cirrose hepática.
A esteatose hepática é um estágio anterior ao desenvolvimento da esteatohepatite, que é uma hepatite provocada por excesso de gordura no fígado.
A evolução da esteatose hepática para a cirrose é facilitada pela associação com a hepatite B ou C, a colestase e doenças metabólicas ou autoimunes e também pelo álcool.